Estabelecer hábitos noturnos saudáveis antes da hora de dormir – também conhecido como praticar boa “higiene do sono” – provavelmente ajudará você a adormecer mais facilmente à noite e a dormir até a manhã seguinte. 

E não é tão difícil quanto você imagina. Tente trabalhar esses cinco hábitos em sua noite para dormir melhor.

Você também pode gostar do artigo sobre a Máscara de dormir Hibernate.

Hábito nº 1: permaneça na programação.

Ir dormir e acordar na mesma hora todos os dias – até nos fins de semana – é crucial para definir o relógio interno do seu corpo, que os especialistas chamam de seu ritmo circadiano. 

Ser consistente também significa que a qualidade do seu sono será melhor.

Hábito # 2: Esteja consciente do que você come e bebe – e quando.

A nicotina e a cafeína são estimulantes que podem levar horas para se desgastar, por isso dificultam a queda – e a permanência – do sono. 

Evite todos eles por quatro a seis horas antes de dormir. 

Embora o álcool possa inicialmente fazer com que você se sinta sonolento, ele diminui a qualidade do seu olho fechado, então tente não beber à noite. 

Além disso, preste atenção quando você come – ir para a cama com o estômago vazio ou com fome pode mantê-lo acordado mais tarde. 

E vá com facilidade em qualquer líquido antes de bater o feno para evitar viagens ao banheiro no meio da noite.

Hábito # 3: criar um quarto confortável.

Deixe o seu quarto tranquilo e propício a dormir, mantendo-o calmo, fresco e escuro. Tampões de ouvido são úteis se você mora em uma área barulhenta. 

A luz do lado de fora pode mantê-lo acordado, então experimente sombras que escurecem o ambiente. 

Seu colchão e travesseiro também fazem uma grande diferença. Idealmente, os colchões devem ser substituídos a cada cinco a sete anos e os travesseiros devem ser substituídos anualmente. 

Um colchão deve se sentir confortável, e se você dormir com um parceiro, certifique-se de que ele é grande o suficiente para que você tenha bastante espaço.

Hábito 4: Comece um ritual da noite.

Seja enrolando com um livro, ouvindo músicas calmas ou tomando um banho quente, fazendo a mesma coisa relaxante todas as noites, ele sinaliza para o seu corpo que é hora de se acalmar. 

No entanto, evite assistir TV ou olhar para qualquer tela de laptop, tablet ou smartphone antes de bater o feno, já que essas atividades podem fazer com que seu cérebro fique acordado.

Hábito # 5: não olhe o relógio para ter hábitos noturnos saudáveis.

Olhar para o relógio quando você não consegue dormir pode estressá-lo e dificultar ainda mais a sua soneca. 

Mantenha o relógio do seu quarto afastado de você para que você não fique tentado a ver o tempo passar. 

Se passar 20 minutos e você ainda não conseguir adormecer, saia da cama e faça algo em paz até se sentir sonolento.

Gostou desse artigo? Compartilhe nas suas redes sociais!